Esta foto foi retirada da web (site kindgirls.com) e feita a correção WB.
Percebam:
- 1. Não é .RAW
2. Não foi editada no ACR nem no LR
3. Não foi editada a partir do original.
Originally Posted by Ricardo Galvão

Esta foto foi retirada da web (site kindgirls.com) e feita a correção WB.
Percebam:
- 1. Não é .RAW
Originally Posted by Ricardo Galvão
Gosto mais da temperatura de cor da foto da esquerda (imagino que seja a original), mas como sempre, gosto é muito pessoal e subjetivo.
Fotografia de Casamentos e Aniversários no Rio de Janeiro, Teresópolis e Guapimirim
http://www.alexismarinho.com
Telefones: (21) 9425-3108 celular / (21) 3071-3070 comercial
MSN: alexismp@infolink.com.br (avise que é do Clube Foto Rio)
ricardo galvão,
Como essa é uma sala sobre técnica fotográfica, seria legal você colocar, mesmo que resumido, os passos seguidos para fazer a edição.
Um abraço
Ivan Cesar
Administrador
==================================
Look Fotografia: http://www.lookfotografia.com.br
Site Pessoal: http://www.ivanfotos.com.br
Blog (muitas dicas e fotos): http://ivancesarfotografia.blogspot.com
Flickr: http://www.flickr.com/ivancesar

Ivan Cesar,
Fique à vontade para dizer como foi feita...(mudei o nome do post, seguindo a tendência de outras salas)
A mesma técnica que ensinei quando você fez aquela oficina de Photoshop na tijuca..lembra?
depois se ninguém acertar eu digo...

Não tenho como saber se é o WB original, mas depois de corrigido ficou com o WB "certo" (note o entre aspas rsrsrs)Originally Posted by Alexis Marinho
E não estou falando de gosto..pois tb gosto de mais aquecida..
o Post é apenas pra mostrar a correção...pois a aquecida tem um "color cast" (dominância de cor) vermelho, por isso parece aquecida
valeu Alexis
obrigado pela participação
abração

[quote=ricardo galvão]Esta foto foi retirada da web (site kindgirls.com) e feita a correção WB.
Percebam:
- 1. Não é .RAW
...
[/quote:3nqzs45i]Originally Posted by "Ricardo Galvão":3nqzs45i
Não posso afirmar quanto as etapas de edição, mas:
- Eu teria corrigido em LAB mode.[/*:m:3nqzs45i]
- A corrigida não tem color cast, mas tem uma têndencia que me leva a sentir que está diferente... A pele tá um show, a correção é linda, mas o ambiente leva para algum cor fora das luminárias que estão na composição.[/*:m:3nqzs45i]
RAW vs. JPEG
JPEG carrega todas as informações que precisamos, só que:
- Luz controlada - Seja em estúdio, externas com acessórios e/ou olhar puro e simples para um bom posicionamento da modelo deve ter sido efetuado "corretamente".[/*:m:3nqzs45i]
- Em condições mais delicadas, tal como fotos em eventos onde o planejamento é volátil, ou seja, quando o fotógrafo depende da dinâmica do ambiente, o caldo engrossa. Existem situações não previstas que o mesmo ocorre.[/*:m:3nqzs45i]
Resumindo o meu ponto de vista: Vale a pena usar JPEG para fotos de ambiente controlado e quando desejamos ter um fluxo de trabalho mais leve e rápido. Com RAW o ambiente também deve estar no domínio do fotógrafo, mas existe a vantagem real de tolerância para tratamentos - neste quesito eu continuo acreditando que o formato seja uma opção muito interessante.
Ontem mesmo aconteceu um episódio comigo, de uma foto simples, onde errei na fotometria... Melhor que isso, nem errei... Para não "perder o momento" eu virei a câmera e clique. Obviamente a fotometria não correspondia ao ambiente fotografado, então a foto "estourou" e feio. Felizmente eu usei RAW, se fosse JPEG as definições de câmera teriam entrado de forma irremediável, então eu perderia a foto (a luz do Sol eliminaria todo o nariz e olho distante).
Era a foto do meu filho... É a foto número 11 deste set http://www.clubefotorio.com.br/viewt...p?f=15&t=11838!!! Eu até ia postar no setor de técnicas e linguagem nessa madruada, mas esqueci! Depois coloco a original (RAW para download), uma versão colorida "restaurada" e esse do post pro pessoal conversar!!!
Entenda, meu amigo, que não estou desmerecendo o formato JPEG, apenas desejei contribuir!!!

mas dependendo do estouro de luz nem RAW salva...pode ter certeza..se estourar e tiver informação...JPG tb tem lá a info
Alex Lopes, por favor entenda
nem eu estou desmerecendo o RAW, eu apenas não super valorizo como a maioria o faz...é um arquivo com suas próprias características quem quiser trabalhar com ele que o faça... inclusive é bem mais fácil...
com RAW nem precisa saber fotografia..já disse aqui..o resultado sempre é PRO..não se erra com raw...
ISSO É ÓTIMO..mas...deixa as pessoas mal acostumadas...
(vide os comentários das saídas que JPG era obrigatório: DEUS ME LIVRE ETC..ETC...)
´
Da mesma maneira o negativo nos tempos do analógico, vc podia errar a exposição pra mais e pra menosuns 3 pontos que a latitude de exposição segurava...
aí...pede pra alguns fotógrafos mal acostumados fotografar em CROMO... era um pavor....
Nas aulas que eu dava de fotografia, meus alunos fotografam em cromo sempre no início..sempre...
pra saber se aprenderam memso...depois fotografavam com o que quisessem..
da mesma maneira eu penso do RAW
vejo Faculdades ensinando em RAW quando deveria ser em JPG..pra ver se o cara sabe e se garante e faz bem feito..
depois de formado ele trabalha com o que achar melhor....

Amigo Galvão, muito obrigado pela atenção de sempre!Originally Posted by ricardo galvão
![]()
Entendi perfeitamente o seu ponto de vista e tudo o que disse é verdade. Nem me refiro a idéia purista de pixel limpo, mas sim ao fato de o RAW realmente permitir mais flexibilidade de exposição.
Você tem grande razão ao comentar que muita gente cria um hábito de deixar de se precupar com vários aspectos da exposição ao fotografar em RAW. Eu tento deixar esses hábitos de lado em prol da flexibilidade, somente isso. Exemplo: Fotografo 80% do tempo balanceando o branco manualmente, mesmo sabendo que com RAW nem precisaria me preocupar com isso.
Gosto muito de fotografar em JPEG, tanto que faço constantemente. Na última viagem de família eu passei uma semana inteira fotografando em JPEG... Foram 700 fotos!
Não me lembro se foi um vídeo... Não, não... Foi um livro, que acho que foi The Digital Zone System for Film and Digital Photography. O autor afirma que o digital para alguns é uma grande prova de conhecimento fotográfico e que, se a pessoa que fotografa pensar um pouco vai chegar a conclusão que o meio digital exige que o fotógrafo saiba mais - que tenha mais controle do que vê!
E outra grande razão que você tem é em relação ao JPEG, pois fotografar em condições mais estreitas levam as pessoas a fazer e fazer melhor!
Finalizando... Tem a questão do erro de exposição, realmente se estiver fora de latitude já era!![]()
Gostaria de ter sido seu aluno em cromo!![]()

Tive que voltar aqui pra falar mais (risos)...Originally Posted by ricardo galvão
Cara eu não tinha a menor idéia de que no meio acadêmico o RAW era incentivado por alguns professores. Concordo com você quanto ao uso corrente do JPEG, mas acho importante o RAW ser ensinado. Claro que o estímulo maior para os alunos deveria estar direcionado de forma mais íntima ao JPEG, então, a preocupação com o olhar para a luz e (consequentemente) para a exposição poderiam ser refinados.
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)
Bookmarks