Results 1 to 9 of 9

Thread: .JPG, WB e Photoshop [COMO A CORREÇÃO FOI FEITA ?]

Bookmark and Share
    ricardo galvão's Avatar
    ricardo galvão is offline Membro Pleno
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    15

.JPG, WB e Photoshop [COMO A CORREÇÃO FOI FEITA ?]

Esta foto foi retirada da web (site kindgirls.com) e feita a correção WB.
    Percebam:
    • 1. Não é .RAW
      2. Não foi editada no ACR nem no LR
      3. Não foi editada a partir do original.

Quote Originally Posted by Ricardo Galvão
    Podemos concluir que:
    • 1. JPG também guarda todas as informações
      2. Nem sempre precisamos do ACR
      3. NÃO acredite em tudo que te contam sobre RAW
      4. Eu só fotografo em .JPG
    RICARDO GALVÃO | fotógrafo

"Tenha sempre a mente do principiante e não discuta opiniões. Discuta ideias..."

Alexis Marinho is offline Membro Pleno
    Post Thanks / Like

Re: .JPG, WB e Photoshop

Gosto mais da temperatura de cor da foto da esquerda (imagino que seja a original), mas como sempre, gosto é muito pessoal e subjetivo.
    Fotografia de Casamentos e Aniversários no Rio de Janeiro, Teresópolis e Guapimirim
    http://www.alexismarinho.com

Telefones: (21) 9425-3108 celular / (21) 3071-3070 comercial
    MSN: alexismp@infolink.com.br (avise que é do Clube Foto Rio)

Ivan Cesar's Avatar
    Ivan Cesar is offline Administração
    Post Thanks / Like

Re: .JPG, WB e Photoshop

ricardo galvão,

Como essa é uma sala sobre técnica fotográfica, seria legal você colocar, mesmo que resumido, os passos seguidos para fazer a edição.
    Um abraço

Ivan Cesar
    Administrador
    ==================================

Look Fotografia: http://www.lookfotografia.com.br
    Site Pessoal: http://www.ivanfotos.com.br
    Blog (muitas dicas e fotos): http://ivancesarfotografia.blogspot.com
    Flickr: http://www.flickr.com/ivancesar

ricardo galvão's Avatar
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    15

Re: .JPG, WB e Photoshop [COMO A CORREÇÃO FOI FEITA]

Ivan Cesar,
    Fique à vontade para dizer como foi feita...(mudei o nome do post, seguindo a tendência de outras salas)
    A mesma técnica que ensinei quando você fez aquela oficina de Photoshop na tijuca..lembra?
    depois se ninguém acertar eu digo...

"Tenha sempre a mente do principiante e não discuta opiniões. Discuta ideias..."

ricardo galvão's Avatar
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    15

Re: .JPG, WB e Photoshop [COMO A CORREÇÃO FOI FEITA ?]

Quote Originally Posted by Alexis Marinho
    Gosto mais da temperatura de cor da foto da esquerda
    Não tenho como saber se é o WB original, mas depois de corrigido ficou com o WB "certo" (note o entre aspas rsrsrs)
    E não estou falando de gosto..pois tb gosto de mais aquecida..
    o Post é apenas pra mostrar a correção...pois a aquecida tem um "color cast" (dominância de cor) vermelho, por isso parece aquecida
    valeu Alexis
    obrigado pela participação
    abração

Alex Lopes's Avatar
    Alex Lopes is offline Sócio
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    9

[quote=ricardo galvão]Esta foto foi retirada da web (site kindgirls.com) e feita a correção WB.
    Percebam:
    • 1. Não é .RAW
      2. Não foi editada no ACR nem no LR
      3. Não foi editada a partir do original.

...
    Quote Originally Posted by "Ricardo Galvão":3nqzs45i
    Podemos concluir que:
    • 1. JPG também guarda todas as informações
      2. Nem sempre precisamos do ACR
      3. NÃO acredite em tudo que te contam sobre RAW
      4. Eu só fotografo em .JPG
    [/quote:3nqzs45i]

Não posso afirmar quanto as etapas de edição, mas:
    • Eu teria corrigido em LAB mode.[/*:m:3nqzs45i]
    • A corrigida não tem color cast, mas tem uma têndencia que me leva a sentir que está diferente... A pele tá um show, a correção é linda, mas o ambiente leva para algum cor fora das luminárias que estão na composição.[/*:m:3nqzs45i]

RAW vs. JPEG
    JPEG carrega todas as informações que precisamos, só que:
    • Luz controlada - Seja em estúdio, externas com acessórios e/ou olhar puro e simples para um bom posicionamento da modelo deve ter sido efetuado "corretamente".[/*:m:3nqzs45i]
    • Em condições mais delicadas, tal como fotos em eventos onde o planejamento é volátil, ou seja, quando o fotógrafo depende da dinâmica do ambiente, o caldo engrossa. Existem situações não previstas que o mesmo ocorre.[/*:m:3nqzs45i]

Resumindo o meu ponto de vista: Vale a pena usar JPEG para fotos de ambiente controlado e quando desejamos ter um fluxo de trabalho mais leve e rápido. Com RAW o ambiente também deve estar no domínio do fotógrafo, mas existe a vantagem real de tolerância para tratamentos - neste quesito eu continuo acreditando que o formato seja uma opção muito interessante.

Ontem mesmo aconteceu um episódio comigo, de uma foto simples, onde errei na fotometria... Melhor que isso, nem errei... Para não "perder o momento" eu virei a câmera e clique. Obviamente a fotometria não correspondia ao ambiente fotografado, então a foto "estourou" e feio. Felizmente eu usei RAW, se fosse JPEG as definições de câmera teriam entrado de forma irremediável, então eu perderia a foto (a luz do Sol eliminaria todo o nariz e olho distante).
    Era a foto do meu filho... É a foto número 11 deste set http://www.clubefotorio.com.br/viewt...p?f=15&t=11838!!! Eu até ia postar no setor de técnicas e linguagem nessa madruada, mas esqueci! Depois coloco a original (RAW para download), uma versão colorida "restaurada" e esse do post pro pessoal conversar!!!

Entenda, meu amigo, que não estou desmerecendo o formato JPEG, apenas desejei contribuir!!!

ricardo galvão's Avatar
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    15

mas dependendo do estouro de luz nem RAW salva...pode ter certeza..se estourar e tiver informação...JPG tb tem lá a info

Alex Lopes, por favor entenda
    nem eu estou desmerecendo o RAW, eu apenas não super valorizo como a maioria o faz...é um arquivo com suas próprias características quem quiser trabalhar com ele que o faça... inclusive é bem mais fácil...
    com RAW nem precisa saber fotografia..já disse aqui..o resultado sempre é PRO..não se erra com raw...
    ISSO É ÓTIMO..mas...deixa as pessoas mal acostumadas...
    (vide os comentários das saídas que JPG era obrigatório: DEUS ME LIVRE ETC..ETC...)
    ´
    Da mesma maneira o negativo nos tempos do analógico, vc podia errar a exposição pra mais e pra menosuns 3 pontos que a latitude de exposição segurava...
    aí...pede pra alguns fotógrafos mal acostumados fotografar em CROMO... era um pavor....
    Nas aulas que eu dava de fotografia, meus alunos fotografam em cromo sempre no início..sempre...
    pra saber se aprenderam memso...depois fotografavam com o que quisessem..
    da mesma maneira eu penso do RAW

vejo Faculdades ensinando em RAW quando deveria ser em JPG..pra ver se o cara sabe e se garante e faz bem feito..
    depois de formado ele trabalha com o que achar melhor....

Alex Lopes's Avatar
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    9

Quote Originally Posted by ricardo galvão
    mas dependendo do estouro de luz nem RAW salva...pode ter certeza..se estourar e tiver informação...JPG tb tem lá a info

Alex Lopes, por favor entenda
    nem eu estou desmerecendo o RAW, eu apenas não super valorizo como a maioria o faz...é um arquivo com suas próprias características quem quiser trabalhar com ele que o faça... inclusive é bem mais fácil...
    com RAW nem precisa saber fotografia..já disse aqui..o resultado sempre é PRO..não se erra com raw...
    ISSO É ÓTIMO..mas...deixa as pessoas mal acostumadas...
    (vide os comentários das saídas que JPG era obrigatório: DEUS ME LIVRE ETC..ETC...)
    ´
    Da mesma maneira o negativo nos tempos do analógico, vc podia errar a exposição pra mais e pra menosuns 3 pontos que a latitude de exposição segurava...
    aí...pede pra alguns fotógrafos mal acostumados fotografar em CROMO... era um pavor....
    Nas aulas que eu dava de fotografia, meus alunos fotografam em cromo sempre no início..sempre...
    pra saber se aprenderam memso...depois fotografavam com o que quisessem..
    da mesma maneira eu penso do RAW

vejo Faculdades ensinando em RAW quando deveria ser em JPG..pra ver se o cara sabe e se garante e faz bem feito..
    depois de formado ele trabalha com o que achar melhor....
    Amigo Galvão, muito obrigado pela atenção de sempre!

Entendi perfeitamente o seu ponto de vista e tudo o que disse é verdade. Nem me refiro a idéia purista de pixel limpo, mas sim ao fato de o RAW realmente permitir mais flexibilidade de exposição.

Você tem grande razão ao comentar que muita gente cria um hábito de deixar de se precupar com vários aspectos da exposição ao fotografar em RAW. Eu tento deixar esses hábitos de lado em prol da flexibilidade, somente isso. Exemplo: Fotografo 80% do tempo balanceando o branco manualmente, mesmo sabendo que com RAW nem precisaria me preocupar com isso.
    Gosto muito de fotografar em JPEG, tanto que faço constantemente. Na última viagem de família eu passei uma semana inteira fotografando em JPEG... Foram 700 fotos!

Não me lembro se foi um vídeo... Não, não... Foi um livro, que acho que foi The Digital Zone System for Film and Digital Photography. O autor afirma que o digital para alguns é uma grande prova de conhecimento fotográfico e que, se a pessoa que fotografa pensar um pouco vai chegar a conclusão que o meio digital exige que o fotógrafo saiba mais - que tenha mais controle do que vê!

E outra grande razão que você tem é em relação ao JPEG, pois fotografar em condições mais estreitas levam as pessoas a fazer e fazer melhor!

Finalizando... Tem a questão do erro de exposição, realmente se estiver fora de latitude já era!

Gostaria de ter sido seu aluno em cromo!

Alex Lopes's Avatar
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    9

Quote Originally Posted by ricardo galvão
    ...vejo Faculdades ensinando em RAW quando deveria ser em JPG..pra ver se o cara sabe e se garante e faz bem feito...
    Tive que voltar aqui pra falar mais (risos)...

Cara eu não tinha a menor idéia de que no meio acadêmico o RAW era incentivado por alguns professores. Concordo com você quanto ao uso corrente do JPEG, mas acho importante o RAW ser ensinado. Claro que o estímulo maior para os alunos deveria estar direcionado de forma mais íntima ao JPEG, então, a preocupação com o olhar para a luz e (consequentemente) para a exposição poderiam ser refinados.

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)