Oi pessoal, não sei se já rolou o assunto por aqui, mas costumo usar também a simples fusão de exposições, sem tone-mapping. Em algumas situações prefiro isso para dar um aspecto mais real à cena. A única ferramenta que conheço pra isso é um software livre chamado Enfuse:
Enblend/Enfuse - combine images with no seams
Ele originalmente é uma ferramenta de linha de comandos, o que a princípio pode inibir a maioria, mas há várias interfaces gráficas para ele. Já usei essa aqui, que tem versão para Windows e Mac:
EnfuseGUI
A ferramenta pode ser usada também para
estender a profundidade de campo focal com alguns parâmetros específicos.
Aqui alguns detalhes do algorítimo usado, explicando como é feita a fusão.:
Enfuse Algorithm
Notem o link para o PDF para um paper publicado sobre o trabalho. Nele alguns exemplos bem interessantes do uso da ferramenta:
http://research.edm.uhasselt.be/~tmertens/papers/exposure_fusion_reduced.pdf
Eu que costumo usar FreeBSD (parecido com Linux) costumo usar o enfuse como uma
pré-etapa quando faço HDR. O processo que uso está descrito no link abaixo.
HDR and Linux @ Edu Pérez - Photoblog
Certamente mais trabalhoso do que com o Photomatix. Confesso que só experimentei o Photomatix e o
FDRTools, não os usei muito, mas preferi o segundo, nem lembro por que

. Foi o que usei poucas vezes antes de conseguir fazer HDR no FreeBSD. Aos que usam Linux/Unix, o processo pode parecer mais trabalhoso, mas o bom é que dá para colocar num script e mandar rodar em um monte de imagens. Tenho inclusive o script para o gimp - etapa final. Não sei se o Photomatix consegue repetir o processo em várias imagens, mas acho que o FDR não fazia isso. Pra mim, que uso isso em panorâmicas, automatizar é fundamental, pois preciso fazer a mesma coisa nas várias imagens que comporão a panorâmica.
Um exemplo onde usei esse processo de HDR no FreeBSD num dia bem sem graça, nubladão:
Monumento aos Pracinhas
Abs, Cartola.
Bookmarks