Page 1 of 3 123 LastLast
Results 1 to 10 of 30

Thread: Dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento

Bookmark and Share
    Ivan Cesar's Avatar
    Ivan Cesar is offline Administração
    Post Thanks / Like

Dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento

Esse é um artigo em forma de Dicas que resolvi fazer e colocar no meu Blog para ajudar os noivos na contratação do fotógrafo que fará a cobertura do seu casamento.

Resolvi transcrever aqui no fórum, pois pode nortear fotógrafos que estão iniciando nessa área, que é de muito "glamour", mas também de grande responsabilidade, onde regras comerciais e técnicas fotográficas se interlaçam!

================================================== ===============================

Como fotógrafo de casamento, verifico que 80% dos contratos que fecho são provenientes de indicação de algum cliente ou amigos que já conhecem o nosso trabalho.

Isso é um ponto importante, casamento é um evento único e os noivos não querem correr riscos, por isso quando recebem uma indicação ficam muito mais tranquilos, pois já é um ponto favorável.

Então, se você já tem uma indicação, meio caminho está andado!

Independente da indicação, é importante iniciar um contato mais próximo com o fotógrafo, verificando alguns pontos que, a meu ver, são essenciais:

1) Portifólio - procure observar as fotos desse profissional e ver se elas estão de acordo com o estilo do casal e se possuem a qualidade que vocês almejam. É muito importante ver também o tipo de álbum e como são diagramados. Muitas vezes as fotos são lindas, mas a diagramação do álbum consegue estragar todo o trabalho! Veja se o profissional consegue cobrir com qualidade todas as etapas de um casamento, ou seja, ensaios fotográficos do casal, making of, cerimônia religiosa e recepção.

2) Atendimento - como é o atendimento e o relacionamento com os noivos do profissional que você está avaliando? Ele respondeu com rapidez os seus e-mail, foi gentil e solícito ao telefone ou pessoalmente, demonstrou interesse pelos seus anseios e procurou ir além do simples encontro profissional, procurou conversar com os noivos sobre o evento, agendou uma visita aos locais dos eventos (cerimônia e recepção), procurou dar dicas ao casal, houve afinidade entre o casal e o profissional, tem um contrato para formalizar a relação comercial. Esses são alguns pontos importantes a verificar nesse quesito!

3) Equipe - cobertura fotográfica de casamento com apenas 1 fotógrafo não é uma postura profissional! Por questões de segurança e para que o casal tenha fotos de ângulos e estilos diferentes a cobertura de um casamento deve ser realizada com, no mínimo, 2 fotógrafos. Veja se o fotógrafo também pode incluir no orçamento o cinegrafista, pois se já for um profissional da equipe a coordenação entre eles será muito melhor.

4) Outros pontos importantes:
    - certifique-se de que serão entregues todas as fotos aproveitáveis em alta resolução, de preferência editadas.
    - exija que conste no contrato o prazo máximo para a entrega das fotos, álbum e outros itens que possam estar incluídos.
    - muitos profissionais entregam, também, um DVD com vídeo-clip das fotos selecionadas para o álbum.
    - certifique-se de que os profissionais estejam nos locais com a devida antecedência e que conste em contrato que irão permanecer no local até o final da recepção.
    - analise as formas de pagamento, pois muitos casais antecipam a contratação para poder parcelar o investimento com maior facilidade.

Mesmo que você não tenha uma indicação do profissional de fotografia e seja necessário fazer uma busca através da internet, os pontos citados acima devem ser bem analisados, pois podem ser a diferença entre a satisfação e o stress com o resultado das fotos do evento.

O DVD com as fotos, o álbum e a filmagem são tudo o que fica após o grande dia, portanto não abra mão de contratar profissionais qualificados, esqueça o famoso "sobrinho" que está fazendo um cursinho de fotografia ou que costuma fotografar os eventos da família!

Bom, isso é o início, vamos discutindo com mais detalhes conforme surjam as dúvidas das noivas e noivos.

Um grande abraço para todos!

Ivan Cesar

================================================== ==========================
    Um abraço

Ivan Cesar
    Administrador
    ==================================

Look Fotografia: http://www.lookfotografia.com.br
    Site Pessoal: http://www.ivanfotos.com.br
    Blog (muitas dicas e fotos): http://ivancesarfotografia.blogspot.com
    Flickr: http://www.flickr.com/ivancesar

2. Obrigado barroca agradeceu este post
    Gostou RicardoFaillace, jaderroo, frb gostou do post
    El Grego's Avatar
    El Grego is offline Membro Pleno
    Post Thanks / Like
    Ivan,

Parabéns pelo post! Como você mesmo disse no fórum, talvez tem fotógrafos de casamento no início da carreira deles e por isso, gostaria a dar minha opinião sobre alguns pontos do seu post:

"… se você já tem uma indicação, meio caminho está andado!"

Discordo! E como dizer "eu tenho um amigo fotógrafo que é muito bom". Cada casal tem um estilo diferente e o fotógrafo de casamento tem o seu. Então, o casal tem que procurar o fotógrafo conforme seu estilo e não pela indicação. O casal que indica gostou (ou não) mas, para o novo casal não há "meio caminho andado" ao contrário, é apenas o começo da jornada…

"Muitas vezes as fotos são lindas, mas a diagramação do álbum consegue estragar todo o trabalho! "
    O que a diagramação tem a ver com o serviço fotográfico do casamento? A diagramação e a elaboração do lay out é algo que um outro profissional tem que fazer, o designer. Considero errado o fotógrafo fazer TUDO!

"agendou uma visita aos locais dos eventos (cerimônia e recepção)"

O fotógrafo profissional (na maioria dos casos) conhece os locais. Mas mesmo se não conhece um local especifico, porque tem que agendar uma visita no local? As condições da iluminação na hora da cerimônia e/ou recepção, serão totalmente diferentes do dia e horário da visita do fotógrafo…

"Equipe - cobertura fotográfica de casamento com apenas 1 fotógrafo não é uma postura profissional! Por questões de segurança e para que o casal tenha fotos de ângulos e estilos diferentes a cobertura de um casamento deve ser realizada com, no mínimo, 2 fotógrafos. Veja se o fotógrafo também pode incluir no orçamento o cinegrafista, pois se já for um profissional da equipe a coordenação entre eles será muito melhor. "

Isso é um absurdo! Conheço inúmeros profissionais entre eles Vinícius Matos, Patricia Figueira e muitos outros que fotografam em vários casos sozinhos! Inclusive eu, fotografo vários casamentos sozinho… Porque não é uma postura profissional? O cliente contrata o olhar diferenciado de cada fotógrafo e se quiser contrata um outro - ou mais (segundo, terceiro etc.) apenas para completar o registro do dia.
    "Incluir no orçamento o cinegrafista"? Porque? O que tem a ver a fotografia com a filmagem? E se não for da "mesma equipe", isto significa que não podem trabalhar juntos para o bem do casal?
    Uma coisa é filmagem, outra fotografia. Se eu fosse o cliente, me estranharia bastante quando o profissional diria a palavra mágica "Foto & Filmagem"… É um dos fatos que estraga o mercado hoje em dia...

Eu escrevi as coisas acima em um tentativa para "completar" os conselhos dando a minha opinião e de maneira nenhuma para "corrigir"… São apenas opiniões diferentes…

Abraços

Ivan Cesar's Avatar
    Post Thanks / Like
    Caro amigo,

Você diz no final do seu post...
    "Eu escrevi as coisas acima em um tentativa para "completar" os conselhos dando a minha opinião e de maneira nenhuma para "corrigir"… São apenas opiniões diferentes."

Em outra parte do seu post, você coloca:
    "Isso é um absurdo! Conheço inúmeros profissionais entre eles Vinícius Matos..."

Com esses termos e essa forma deselegante de comentar o post de uma companheiro de fórum eu prefiro parar por aqui e deixar que cada um tire as suas conclusões.

Respeito a sua opinião, mas não altero uma vírgula do que escrevi por causa dela!!

Um abraço

Ivan Cesar
    Administrador

5. Gostou frb gostou do post
    dacarpe's Avatar
    dacarpe is offline Membro Pleno
    Post Thanks / Like
    Ivan e El Grego,

comento este post com o olhar de um fotógrafo iniciante que não faz casamento, mas que já foi cliente.
    Não tiro nem ponho nada do que você disse. Concordo em absoluto contigo. Aproveito para dar a minha visão do que entendo que foi uma interpretação errônea do companheiro que parece trabalhar de uma forma muito peculiar. Eu entedi as coisas da seguinte forma:

"… se você já tem uma indicação, meio caminho está andado!"
    A indicação é um indicador de segurança. Para o cliente é uma minima certeza de que o trabalho do cara é "certificado". Procurar um fotógrafo somente pelo estilo, além de contraproducente (pra um casal que tem uma porrada de coisas pra resolver) não garante a qualidade do serviço. E por qualidade não entendemos somente a estética da foto, mas sim todo o pacote a que o Ivan se refere. O cliente não quer receber só uma foto bonita; quer receber a foto bonita no prazo, com um sorriso simpático, com todos os momentos importantes registrados e de uma forma que sustente o que ele pensa sobre casamento. Achar que o cliente quer só foto é pensar de uma forma tão tacanha que penso que isso é que separa os de agenda lotada dos que fazem preços módicos pra ver se pegam algo.

"O que a diagramação tem a ver com o serviço fotográfico do casamento?"
    Essa eu me recuso a discutir.

"Mas mesmo se não conhece um local especifico, porque tem que agendar uma visita no local?"
    Bom, se você não conhece um local específico, isso não seria razão suficiente pra conhecer? Quem já foi em algum casamento pelo menos uma vez na vida sabe a confusão que é na hora da cerimônia: fotógrafo, padre, pais, padrinhos, coroinhas, filmagem, cerimonial etc. todos disputando um lugar que o fotógrafo tem que ocupar pra trabalhar. Local não é só luz, é disposição da estrutura, é caminhar, é composição, é decoração e um monte de outras variantes que o fotógrafo tem que considerar pra tirar uma boa foto.

"Equipe - cobertura fotográfica de casamento com apenas 1 fotógrafo não é uma postura profissional! Por questões de segurança e para que o casal tenha fotos de ângulos e estilos diferentes a cobertura de um casamento deve ser realizada com, no mínimo, 2 fotógrafos. Veja se o fotógrafo também pode incluir no orçamento o cinegrafista, pois se já for um profissional da equipe a coordenação entre eles será muito melhor. "

Um espirro (movimento involuntário do corpo), ou até um esbarrão de um convidado pode fazer perder a foto do beijo. O 2o. fotógrafo é o mínimo.

"Isso é um absurdo! Conheço inúmeros profissionais entre eles Vinícius Matos, Patricia Figueira e muitos outros que fotografam em vários casos sozinhos! Inclusive eu, fotografo vários casamentos sozinho… Porque não é uma postura profissional? O cliente contrata o olhar diferenciado de cada fotógrafo e se quiser contrata um outro - ou mais (segundo, terceiro etc.) apenas para completar o registro do dia. "

Bom ,vamos lçá. Não sei de onde você tirou essa informação, mas estes fotógrafos citados tem as maiores equipes do mercado de casamento. Não faz sentido o cara se consagrar e não melhorar a estrutura. O que acontece é que a assinatura das fotos vão só pra eles, afinal a marca é o nome deles. Acho que você se equivocou. Mas se o cara tem (me perdoem) c#lh@* pra fazer tudo sozinho, meus parabéns. Os caras que eu penso serem os mestres da foto de casamento não fazem sozinhos, e penso que deva ser por uma razão. E se o tipo de serviço que se oferece é na base do "eu faço isso, se você quiser mais, se vira e contrata outro", eu acho que o tempo vai se encarregar sozinho...

"O que tem a ver a fotografia com a filmagem? Uma coisa é filmagem, outra coisa é fotografia"
    Me recuso a discutir essa também.

Bom, eu também só quis dar minha opinião sobre o que penso. Não é defesa ou revide. É apenas uma forma de demonstrar aquilo que acredito ser um serviço de qualidade.

Mas penso que acima de tudo o que deve ser exercitado em um fórum de amigos, de colegas de profissão e paixão por uma arte mais que centenária, é o respeito e o carinho pelo outro. Ninguém aqui é zé mané. Todos estão trocando conhecimento. Entre erros e acertos vamos crescendo JUNTOS. E aqueles que não tem isto bem estruturado na cabeça irão perecer no esquecimento. Mas isso é só o que penso, só para completar os conselhos dando a minha opinião e de maneira nenhuma para "corrigir"… São apenas opiniões diferentes…
    Fotografia rima com Poesia
    http://fotosense.wordpress.com

7. Obrigado barroca, Ivan Cesar agradeceu este post
    Gostou barroca, frb, Ivan Cesar gostou do post
    Ivan Cesar's Avatar
    Post Thanks / Like
    Daniel,

Depois do seu post... aí mesmo é que eu não preciso falar mais nada!!

Muito obrigado!
    Um abraço

Ivan Cesar
    Administrador

9. Obrigado dacarpe agradeceu este post
    Gostou dacarpe gostou do post
    andre.abreu's Avatar
    andre.abreu is offline Membro Pleno
    Post Thanks / Like
    Eu trabalho profissionalmente com casamentos e entendo todas as colocações, até porque basta uma visita no blog do Ivan e no do Grego para perceber que cada um possui um estilo e que ambos diferem bastante! Já trabalhei para a Patricia e hoje trabalho com o Felice e ambos tem o seu modo e a postura que competem a cada um!

Gostaria de expressar minha opinião com relação a alguns pontos...

indicação: Só serve para quem não sabe o que quer! E isso não se aplica só a fotografia não! Geralmente desses casais se ouve um "Gostei" as vezes meio empolgado mas nunca totalmente satisfeito se comparado com o casal que procurou se identificar com o fotografo ... procurar garantia de bom serviço em indicação é ainda mais estranho.

Fotografar Sozinho: É possível e comum dentre os profissionais citados, pois conheço a maioria pessoalmente e sei que assim o fazem diversas vezes embora tenham sim uma boa equipe. O segundo fotografo para os profissionais citados estão mais para aprendizes e backup capacitado. Então eles estão na maioria das vezes sozinhos. A colocação do Ivan quando a rotular o fotografo que trabalha sozinho foi um tanto inexperiente por parte dele pois em diversas situações ou principalmente em mini-weddings que hoje são os mais consagrados e que pagam melhor é inviável mais de um fotografo até porque a discrição e anonimato em um evento de cunho social extremo é uma das caraterísticas mais bem vistas.

Gostaria de ver três fotógrafos dividindo o altar do outeiro da gloria com doze casais de padrinhos, os noivos o padre e uma equipe de filmagem ... ia ser no mínimo engraçado!

Diagramaçao: Design é uma das minhas formações e vejo cada pérola que me faz sangrar as vistas, em sua maioria feita por fotógrafos! Mais uma vez eu concordo com o Grego onde cada um com seu cada um! Excessos, degradês, sobreposições ... fotos desfocadas transformadas em fundos p&b são tipicamente elementos de uma diagramação para um publico não tão exigente feita por fotógrafos! Recentemente participei do workshop da Vanuza (VA álbuns) e rimos um bocado de pérolas assim.

A única conclusão disso tudo é que as diferenças existem e é por estas diferenças que temos fotógrafos para atender a todo tipo de público de diferentes níveis socio-culturais e econômicos.

E um viva a diferença de opiniões!
    Last edited by andre.abreu; 05-03-2012 at 02:18 AM.
    André Abreu Fotografia - http://www.andreabreu.fot.br
    Curtam minha fanpage no Facebook e me sigam no Twitter

frb's Avatar
    frb
    frb is offline Suporte
    Rio de Janeiro - fronteira Tijuca/Maracanã/Vila Isabel
    Post Thanks / Like
    Não trabalho com fotografia (nem pretendo) se vier a fazê-lo não será com casamentos. Mas costumo ir a casamentos de amigos, alguns cujo orçamento se compara a superproduções "hollywoodianas", outros bem simples. Isso me faz refletir sobre alguns pontos discutidos, pois sei o que vejo acontecer:

1) Indicação
    Sempre um casal vai por algum tipo de indicação para contratar qualquer dos profissionais envolvidos no casamento. Dizer que não, que quem sabe o que quer não está indo por indicação é uma visão míope da psique humana. A inicação não precisa ser de um amigo, mas devemos considerar "indicação" o casal que quer o fotógrafo X pois foi quem fez o casamento da "fulaninha", sim isso é uma indicação. Foi dada por uma revista de fofoca ou pela coluna social.

2) Fotografar sozinho
    Acho que o casamento não é só os noivos e o altar, acontece muito mais coisas e um segundo fotógrafo não vai estar disputando o altar com o fotografo principal, ele vai estar de olho nesses outros acontecimentos. Alguém aqui acha que a foto de duas crianças de mãos dadas no meio da igreja foi feita pelo fotógrafo que está prestando atenção no altar (fotógrafo principal)? Para citar um único exemplo.

Já vi um casamento numa igreja menor que a do Outeiro da Glória e haviam dois fotógrafos e três filmadoras, eles não se mexiam, foi a solução para se conseguir ter diversos ângulo cobertos. Tenho dúvidas que um fotógrafo sozinho conseguisse fazer a cobertura, ele não teria como sair do lugar e todas as fotos teriam o mesmo ângulo.

3) Conhecimento entre as duas equipes Fotografia e Filmagem
    Alguém aqui já viu o cinegrafista e o fotógrafo brigando dentro de um evento? Eu já vi. Não num casamento, era somente uma festa de formatura.

Não digo que o fotógrafo tem que ter equipe de filmagem, mas é bom que ambas as equipes conversem. Isso evita muito problema. Cabe a um dos profissionais ter a boa iniciativa de se preocupar com isso. Se a cerimônia está sendo organizada por uma equipe de eventos, isso deveria ser resolvido por essa equipe. Mas alguém tem que alertar ao casal sobre isso.

4) Diagramação de álbum
    Acho que quem deve fazer isso é um profissional especializado, esse profissional terá que entender a imagem que o casal quer passar, muito mais que fazer o que está na moda (pode ser que o casal queira exatamente o que está na moda). Pode ser que o fotógrafo tenha o senso estético para isso. Considero que a diagramação faz parte de algo maior que eu considero direção de arte.

Mesmo sendo algo visto como separado da fotografia, não dá para o fotógrafo não participar dessa parte. Vejo um álbum como uma história sendo contada. Quem fez as fotos deveria participar ativamente dessa história que está sendo contada, ele é sujeito da história.

Acho que é por aí. Temos opiniões diferentes, mas não precisamos ofender nem nos sentir ofendidos e partir para o ataque em função disso. Podemos discordar sem promover discórdia, não é mesmo?
    Last edited by frb; 05-03-2012 at 07:59 AM.
    Flávio RB - Flickr - Blog

12. Obrigado Ivan Cesar, dacarpe agradeceu este post
    Gostou dacarpe gostou do post
    andre.abreu's Avatar
    andre.abreu is offline Membro Pleno
    Post Thanks / Like
    Acho que está rolando uma tempestade em um copa d'água! ninguém ofendeu ninguém, houveram algumas rotulações mas em sua maioria são opiniões divergentes expressas em palavras "escritas"!

Pelo que li, muito da opinião expressa por cada um aqui, é referencia direta de suas próprias experiências, eu por exemplo com cerca de 120 ou mais casamentos nas constas afirmo que menos de 10% recebeu qualquer indicação de fotografo! Eles viram, perguntaram, conheceram e contrataram! Simples assim. Claro que a indicação existe porém de onde eu vejo ela não é tão importante quanto se está indicando no texto do Ivan! Há aspectos na decisão dos noivos que devem pesar mais! Não se trata de uma visão míope da "pinique" humana ( qq isso quer dizer afinal, rs...) Eu sou cerca de 0,75º hipermetropico do olho esquerdo! rs...

Eu também já vi casamentos onde fotógrafos e cinegrafistas se amontoam no altar! O engraçado é que no mesmo casamento o padre saiu na foto com aquela cara, a noiva com a cara brilhando de suor e super preocupada de como aquelas fotos poderiam sair! ... rs... mais uma vez é questão de vivência e opinião formada por experiência. Nada impede que ocorra mas ...

Mais uma vez eu penso que para cada rebanho há seu pastor e agradeço a diversidade por isso! Bom, nem venho mais ao tópico pois tanto se fala em amizade e ambiente familiar neste fórum, mas não é aceito qualquer opinião que seja divergente! ... isso a meu ver é hipocrisia e não promoção da discórdia!
    André Abreu Fotografia - http://www.andreabreu.fot.br
    Curtam minha fanpage no Facebook e me sigam no Twitter

frb's Avatar
    frb
    frb is offline Suporte
    Rio de Janeiro - fronteira Tijuca/Maracanã/Vila Isabel
    Post Thanks / Like
    Não creio que esteja havendo tempestade em copo d'água não. Pode não ter havido ofensa explícita, mas deselegância e grosseria ao emitir opinião houve sim.

André, você leu errado "psique humana" e não "pinique humana". Pena que está se retirando da conversa.
    Flávio RB - Flickr - Blog

dacarpe's Avatar
    dacarpe is offline Membro Pleno
    Post Thanks / Like
    Andre, me permita discordar de você, para que exercitemos a divergência e para que não sejamos hipócritas.

Há uma diferença grande entre discordância e ofensa. Discordar em um debate implica na diferença. E só a diferença faz crescer o grupo. Estamos em grupo aqui. Aliás, por tudo o que o fórum passou, todas as dificuldades (fala aí barroca!), estamos juntos, a maioria virtualmente, alguns até pessoalmente (ainda não tive a oportunidade). Toda a questão e o objetivo do grupo é construirmos conhecimento juntos. A resposta do El Grego, com certeza reflete uma opinião diferente (diria até bem diferente) do que geralmente se posta aqui no grupo. Teria tudo pra ser um excelente debate. Mas a forma como ele colocou não foi saudável. A mim pareceu que ele está p... com algumas questões e resolveu desabafar, o que é válido, mas não aqui. Aqui as pessoas buscam crescer. Pelo menos foi por isso que entrei e que acompanho o grupo diariamente. Cheguei a entrar no blog do El Grego e confesso (aqui vai uma opinião minha, tá) que fiquei assustado com um texto que li num tom de conselhos ao cliente que pode contratá-lo. Achei o texto muito restritivo, do tipo: "se você vai me contratar, não espere isso de mim, faça isso antes, fale com seus convidados". Hei, calma, não to criticando, até porque ao mesmo tempo eu vi as fotos maravilhosas que ele faz e a quantidade de casamentos que ele tem. To dizendo apenas que eu não faria algo assim. Isso é divergência, com construção, acredito.
    Mas retrucar um post de um colega da forma que foi feita, sem apresentar nada em troca, sem a preocupação de acrescentar àqueles que se disponibilizam a ensinar/aprender, neste ambiente do fórum, Andre, isto não se chama hipocrisia, isto se chama ofensa sim. Na medida que todos estamos para trocar, apenas reclamar (foi este o tom do que me passou) é uma ofensa a todos que compõe o fórum, desde os mais inexperientes (como eu) até os mais cascudos (como o Ivan). Enfim, a diversidade é boa, quando acrescenta e quando as pessoas se abrem para o que ela pode acrescentar.

E concordo com o Flávio. É uma pena você sair do debate. Até porque, se você defende a divergência representando-a, sair do debate o empobrece.

Abraços (e espero que eu tenha sido compreendido)
    Fotografia rima com Poesia
    http://fotosense.wordpress.com

16. Obrigado Ivan Cesar agradeceu este post
    Gostou frb gostou do post
Page 1 of 3 123 LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)