Results 1 to 3 of 3

Thread: PHOTOSHOP - Puppet Warp com Smart Objects.

Bookmark and Share
    Alex Lopes's Avatar
    Alex Lopes is offline Sócio
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    9

PHOTOSHOP - Puppet Warp com Smart Objects.

Inspirado no tópico correção de perspectiva no ACR criado pelo amigo Claudio Louro eu resolvi extender um pouco o tema.

Quote Originally Posted by Claudio Louro View Post
    farei JP! alex, vc esta falando grego? hahahahah
    Eehehehehe... Você pode fazer o seguinte:

1. Abra um arquivo no ACR... O bacana é que se for RAW ele será aberto dentro do photoshop.

2. Abaixo da imagem há um link... Note o botão no meu ACR (Open Object). Eu prefiro tê-lo definido para que todos os meus arquivos no ACR abram como objeto inteligente (se for o caso esse processo é reversível dentro do Ps). Clique no link que tem os dados de trabalho da imagem...

By alex_lopes at 2011-12-23

3. Na caixa de diálogo, marque a opção Open in Photoshop as Smart Objects. Com isto todos os arquivos abertos no ACR irão para o Ps como Smart Object (Objeto Inteligente).

Uma pausa... Mas que raios será um Objeto Inteligente? Imagine uma caixa transparente (de vidro)... Coloque uma fotografia dentro dessa caixa. Pelo lado de fora a imagem poderá ser vista, sendo que terá alguma proteção (a caixa).
    Smart Object é um container (caixa) que abriga a fotografia. No photoshop teremos o grande benefício de alterar (processar e/ou editar) a aparência do container (sem danos ao arquivo original que está dentro)... Podemos transformar a caixa de vidro para que a aparência da imagem se modifique, mas a imagem estará intacta!

4. Após clicar em Open Object (figura do passo 1), o arquivo (RAW ou seja o que for) irá para o Ps. Se olhar o seu painel de layers verá um ícone (indicado pela seta laranja) no canto inferior direito do thumbnail da sua fotografia.

Outra pausa... Trabalhar com Smart Objects exige um "filosofia" diferenciada nos procedimentos de edição. Se você for no menu IMAGE > ADJUSTMENTS verá que diversos ajustes não estarão disponíveis (figura abaixo). O container (Smart Object) pode ter sua aparência modificada, mas isto ocorre através do uso de Smart Filters (Filtros Inteligentes), ou seja, a maioria dos filtros do IMAGE > ADJUSTMENTES não operam sobre o container.

5. Então... No menu EDIT você encontrará os comandos para distorcer (ou "acertar"). O "poderoso" (e louco) Puppet Warp, Free Transform e Transform (com suas opções). Selecione Puppet Warp!!!

6. Sobre a fotografia surgirá uma "teia" de reconhecimento de área. Através de pontos definidos sobre ela poderemos fixar (proteger) áreas e mover outras.

7. Clique sobre as áreas de interesse para marcar com pontos. Não é meu objetivo mostrar como os movimentos (distorção e proteção) funcionam, pois isto pode ser aprendido de forma intuitiva... Comece com dois pontos, faça alguns movimentos... Eleve para três pontos e faça outros... Vá vendo o que acontece.
    A imagem abaixo mostra algumas modificações que fiz de exemplo! Clique sobre um ponto da sua imagem, segure e arraste! ;)

Imaginando que a nuvem é um pássaro...

Abaixo a versão modificada, onde (basicamente) eu "apertei" o pescoço do bicho e aumentei a crista! Eheheheeheheh

Eu disse que a "filosofia" dos Smart Objects gira em cima dos Smart Filters... Após distorcer a sua imagem é só teclar ENTER para aplicar o efeito. Logo abaixo podemos conferir que o ajuste Puppet Warp foi aplicado como Smart Filter (que inclui uma máscara)... O melhor de tudo é que se você clicar duas vezes sobre a palavra Puppet Warp (abaixo) o filtro abrirá, assim podemos alterá-lo N vezes (lembrando que estamos alterando a aparência do container. Clicando no olho de Puppet Warp você oculta o efeito... Se quiser pode apagar e o escambau!

Se você clicar duas vezes sobre o Smart Object (thumbnail com o ícone) a imagem será aberta novamente no ACR e poderá ser modificada quantas vezes desejar!

Esse conceito de processos reversíveis e alteráveis sem aplicação permanente são os métodos que mais aprecio! Meu fluxo de trabalho tem essa base (o tempo todo)!

8. Abaixo eu fiz um incremento com Content Aware para acertar as bordas, mas isso é outro papo.

2. Obrigado Ivan Cesar, barroca agradeceu este post
    Gostou barroca gostou do post
    barroca's Avatar
    barroca is offline Administração
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    14
    Já na seção de Artigos e Tutoriais!
    Muito obrigado Alex!
    Achei um erro no portal do RioFotográfico: clico aqui
    Tenho uma sugestão a fazer: clico aqui

@joaobarroca.NET
    -

Alex Lopes's Avatar
    Alex Lopes is offline Sócio
    Post Thanks / Like
    Blog Entries
    9
    Quote Originally Posted by barroca View Post
    Já na seção de Artigos e Tutoriais!
    Muito obrigado Alex!
    Opa... Me sinto honrado! Este é um artigo bem resumido, mas foi feito de coração!

5. Gostou Ivan Cesar gostou do post

LinkBacks (?)

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)